quinta-feira, 15 de setembro de 2011

“Valores que Geram Humanidade” - 15 Minutos de Reflexão


Trabalhando o Projeto: “Valores que Geram Humanidade”

Texto trabalhado em 15/10/2011: Aninha a Forminguinha.

Aninha a Forminguinha

Era uma vez uma formiga chanada Aninha que não queria trabalhar. O que ela mais gostava era de ficar remexendo as patinhas, brincar e correr. Durante o dia, qualquer coisa era um bom pretexto para não trabalhar. Mas mesmo assim ela acabava se entediando porque sempre brincava sozinha, já que as outras formigas preferiam trabalhar e só se divertiam quando era mesmo hora de brincar.

Uma dia, Aninha estava sozinha na floresta, uqando uma fada madrinha apreceu no formigueiro. Ela contou ao grupo que estava à procura da melhor formiga do mundo e para isto ia promover um concurso. As formigas podiam ganhar pontos se aplicando bastante na hora de3 trabalhar e brincando muito na hora de se divertir. Era preciso também saber fazer muitas amizades. A própria fada iria supervisionar o desenvolvimento do concurso.
As forminguinhas puseram mãos à obra, pois cada uma delas tinha certeza de que podia ganhar. Eram infatigáveis; estavam com as patinhas sempre em movimento e nunca sentiam dores ou cansaaço.
Quando Aninha voltou para casa, reparou que havia no formigueiro um movimento que não era nada habitual. Parecia que ninguém queria falar com ela para não perder tempo. Todas as formigas estavam ocupadas, cantando, sorrindo e transportando as provisões. Aninha se sentiu um pouco deslocada no meio do grupo. Finalmente, à noite, ela conseguiu saber o que estava acontecendo, a razão de todo mundo estar tão agitado.
Aninha pensou consigo mesma que gostaria muito de ganhar aquele concurso e, no fundo, até achava que era capaz de ganhar.
Assim, a partir do dia seguinte, nossa forminguinha resolveu seguir as outras no trabalho. É verdade que suas patinhas ficavam logo cansadas porque ela não estava acostumada a trabalhar o dia inteiro. Mas Aninha não desistia porque queria ganhar o concurso e se tornar a melhor formiga do mundo.
Ela trabalhou e se divertiu nas horas certas. Mas, sobretudo, fez muitas amizades porque era muito alegre e todas as formigas gostavam de trabalhar junto com ela.
Finalmente, chegou o dia do julgamento. As formiguinhas inscritas no concurso estavam ansiosas, aguardando o momento em que a fada madrinha iria nomear a vencedora:
_ Por ter se esforçado bastante e por melhorado seu rendimento, eu nomeio a forminguinha Aninha como grande vencedora deste concurso.
As outras forminguinhas aplaudiram com o maior entusiasmo, contentes com a merecida vitória de Aninha.
Como ela ficou feliz e satisfeita consigo mesma!
Além do certificado, a fada madrinha também lhe concedeu um poder mágico, dizendo:
_ Você vai ser sempre muito trabalhadeira e todas as vezes que sentir que está desanimando ou que suas patinhas estão ficando cansadas, respire profundamente por três vezes. Então uma nuvem azul vai envolvê-la para lhe dar força e coragem para continuar. Só você será capaz de ver esta nuvem e assim seguirá sendo a melhor formiga do mundo.

Tema Abordado: Falta de motivação para o trabalho (na escola ou em outro lugar).

Situação Desejada: Autovalorização através das tarefas cotidianas; prevenir o afastamento; encorajar os jovens e os menos jovens a perseguir seu progresso pessoal.

Postado pelas Professoras de Informática Educativa: Cristiane e Louise

Nenhum comentário:

Postar um comentário