quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Projeto: Valores que Geram Humanidade

Data da Atividade: 06/10/2011
Disciplina: Ciências (Projeto: Valores que Geram Humanidade)
Ano de Escolaridade: 9° Ano do Ensino Fundamental.
Professor: Louise
Programas Utilizados: Vídeo (YouTube) e editores de texto (BrOffice e Word).
Atividade: Vídeo e produção textual.
Conteúdo: "A Águia Recomeçando a Vida" e "Homens de Honra" e resenha sobre os vídeos trabalhados.
Objetivos: resgatar valores essenciais como: auto-estima, determinação, espírito de liderança, disciplina e renovação; combater todo e qualquer tipo de discriminação étnica, profissional e social; estimular a produção textual de acordo com a visão de mundo inerente a cada um explorando as ferramentas interativas de edição de texto.











“O aprendido é aquilo que fica depois que o esquecimento fez o seu trabalho.”
RUBEM ALVES

Textos Produzidos Pelos Alunos


Os textos produzidos pelos alunos foram postados da forma em que foram produzidos pelos mesmos, isto é, não tiveram correção no que tange a erros de ortografia e a formatação. Um texto impresso será entregue a Profesora de Produção Textual para que a mesma possa trabalhar com a questão de erros e acertos da ortografia e sobre os diversos tipos de texto como dissertação,narração, etc. Já a parte de formatação será trabalhada no Laboratório de informatica  confrontando sempre Linux (BrOffice) e Windows (Word). 
Veja: 

ALUNO : Ricardo Farah Pinto da Cunha Júnior
SÉRIE : 9º ANO
TURMA : 900
TEXTO DISSERTATIVO :

A HONRA DE UM HOMEM


Quando um homem chega à maturidade já é certo que , devemos decidir nossos caminhos em relação à vida.
A história a ser contada, é verídica , ou seja , baseada em fatos reais.
Ao começo de minha adolescência eu tive conselhos , dos que te botam no rumo certo. Mas para segui-los precisamos de moral para chegar ao ideal mostrado a nós, logicamente iremos nos deparar com barreiras e por mais que elas nos assustem devemos as encarar com a coragem que é dada a um homem , tudo bem, nem sempre nós somos vitoriosos em tudo o que fazemos , mas devemos seguir com HONRA.
O relato a cima é de um aluno que não é dos mais exemplares , mas sim de um aluno que já foi e hoje tenta se renovar e ser alguém na vida, o que eu vos digo é , que tentem ser alguém na vida, tentem não ... Espero que consigam e saiam de cabeça erguida.
Nos Estados Unidos , na década de 40 foi vivida a história de um negro que não era de condições favoráveis como a de um branco. Seu pai lhe deu um conselho, podemos dizer que mudou o rumo de sua vida, não com as palavras dele mas foi mais ou menos assim: meu filho estude para não terminar como eu , com essas mãos trabalhando na terra. Sim , já se pode imaginar o fim da história. Já mais velho ele decidiu tomar uma decisão que mudaria a ida dele e digamos que para melhor , não em tranqüilidade , mas sim em dignidade e honra , uns dos pontos mais altos que o homem pode atingir, ele tentou entrar para Marinha dos Estados Unidos, mas tinha um problema que não era fácil, ele era o único negro do sua classe. É, não é fácil ter que fingir que atura isso, mas estamos falando de uma história de motivação, ele foi evoluindo em sua carreira, em seu teste de mergulho, ele teve umas de suas maiores provações, foi trapaceado por um dos comandantes instrutor de mergulho, que estava na prova. O Carl, que era o rapaz, passou um bom tempo debaixo d’água que estava mais fria que uma geleira, mesmo que tenha quase morrido ele ficou até completar a prova. Já foi uma vitória , mas a vida guardou algo mais para ele, em alto mar com seus companheiros um acidente deu mais uma rasteira, simbólica e literalmente. Uma âncora solta cortou sua perna e ele teve de tomar mais uma decisão para tomar um rumo na vida, decidiu amputar a sua perna que foi cortada, porque ele tinha um ideal na sua vida, e com essa perna cortada ele não poderia ser um mergulhador mais, e por isso a amputação. Com uma prótese em sua perna ele treinou, até seu julgamento, onde teve que se colocar em mais uma de suas provações, a patente mais alto o impôs a colocar a nova vestimenta dos mergulhadores que pesava por volta de 130 KG e dar 12 passos até o seu comandante, logicamente difícil para um homem com mais de 40 anos e com uma prótese em sua perna, mas não ele quebrou a barreira em que dizia no começo. Ele deu os seus 12 passos com a sua vestimenta de 130 KG e teve a HONRA de conquistar aquilo que ele queria, ou seja , ele foi um grande homem que lutou por seu ideais e teve a honra de conquistá-los.
Uma conclusão que tiro disso é que sempre eu deverei lutar por aquilo que eu quero, mesmo que seja o mais árduo e perpétuo caminho que a vida pode nos trazer, e você que lê isso... Ganhe tudo de bom, mas o melhor , ganhe aquilo com sua conquista.

Fonte : www.youtube.com/watch?v=9DstlHZfKcU

Aluno : Felipe Reis , Keven Gomes
Escola : Escola Municipal Nossa Senhora Aparecida

Recomeçando a vida

Este vídeo o retrata como é a vida da águia, que chega a viver 70 anos mas na metade de sua vida ele tem que tomar um decisão difícil ele tem duas opções, morrer ou se renovar, ele procura uma montanha bem alta e fica batendo seu bico na pedra ate ele sair com a esperança de que nassa de novo e suas unhas com o passar do tempo não tem a mesa força e é preciso renová-las também.

A águia ficar com 150 dias para ficar sofrendo ou escolher a outra opções para morrer.

A águia quando vai ficando mas velha as garras vai entortando e ai não vai dando para agarra sua presa, seu bico também não vai dar para bicar sua presa .
A águia e um animal impressionante ele bota seus ovos em montanhas e quando seus filhotes nascem, a mãe os joga se sima da montanha para eles aprenderem a voar e caso eles não consigam voar a mãe pega eles resgatam ele e leva pra sima da montanha de novo pra mais uma tentativa ate o filhote voar livre.

Todos nós somos como águias, existem momentos de nos renovarmos, reciclarmos nossos conhecimentos, deixarmos de lado a estagnação e investir em uma vida nova, cheia de novas conquistas e sucessos.





Nome - Marcella ,Juliana e Luciana

A águia recomeçando a vida

O vídeo mostra que a águia chega a viver há 70 anos ,mais para ela conseguir viver esse período ela tem que tomar uma séria decisão muito difícil.
Aos 40 anos chega a hora de tomar essa decisão ,de morrer ou de passa pelo um longo período de renovação de 150 dias.Se ela decidir ir para a montanha mais alta que ela encontra deverá bater o bico na pedra até arranca-lo e depois espera ele crescer para arranca as unhas , depois que as unhas estiver crescidas ela deverá arrancar suas penas com as unhas .
Depois de 5 meses ela pode voltar a rotina de antes



Honra -Uma Obrigação


O vídeo mostra um pai incentivando o seu filho, a estudar ,para ser alguém na vida e não desistir dos seus sonhos pois a vida não é fácil para ninguém.
E para consegui o seu sonho foi muito difícil ,pois ele era negro e sofria discriminação, seu sonho era entrar na Marinha Americana .


LIÇÃO DE VIDA COM SUPERAÇÃO



Na vida há superação e uma das coisas mais importante como vencer as barreiras da vida, por mais que você sofra e te humilhem não podemos desistir na primeira oportunidade.
O vídeo “ Homens de Honra” trata de questões relacionada ao preconceito e a superação, o vídeo mostrou um lavrador mostrando para o seu filho o sofrimento que ele passava por não te tido o estudo e que ele não queria o mesmo para o teu filho. No passar dos anos o filho do lavrador se tornou um homem e lembrou o que seu pai havia te falado e então começou a lutar pelos seus sonhos e passando por todas as barreiras como ter que amputar a perna e o preconceito. Na marinha Americana ele passou por varias dificuldade e nem por isso ele desistiu de seus objetivos.
Dhulha e Diogo












Professora de Informática Educativa: Cristiane Anselmé

Nenhum comentário:

Postar um comentário