Mensagens e Relatórios

Data: 24/10/2010
Por: Marilza Scólforo Amâncio (Orientadora Pedagógica)
Escola Municipal Nossa Senhora Aparecida
"Tempo de Leitores"
Apresentações
  1. Professora Verônica da Silva Moço
Turma 2A101
Número de alunos: 23(vinte e três)
Sob a orientação e coordenação da referida professora foi lido um capítulo do livro “O Pequeno Príncipe”, por semana em sala de aula. Após a leitura, era feito debates, questionamentos e reflexões; em seguida era dado a cada aluno momentos para que cada um pudesse escrever sua estória, sua versão sobre o capítulo lido e discutido. Foi desta forma que cada aluno construiu sua estória, em sua concepção e visão, tendo como base o livro “O Pequeno Príncipe”. A cada fase de construção do livro a professora registrou através de fotografias e percebeu que essa simples ação tornou-se um grande incentivo para a sequencia do trabalho. As fotografias foram doadas pela professora a cada aluno. A professora montou um painel, onde estão os seguintes dizeres:
“O Pequeno Príncipe”
Amor e respeito para a conservação do mundo. Expôs os livros sob a mesma, livros esses confeccionados pelos alunos. A estória só não foi contada, porque a aluna que ama contar estórias e conta divinamente a estória que construiu do “O Pequeno Príncipe” faltou a aula e, os demais alunos ficaram timidos em contarem.
A equipe “Tempo de Leitores” do Programa Municipal de Incentivo à Leitura, Ler para Ser, Senhoras Andrezza e Dorinha, pediram à professora e levaram dois livros confeccionados pelos alunos para a SMEC. A coordenadora da equipe “Tempo de Leitores”, solicitou ainda da professora Verônica um depoimento por escrito de como foi desenvolvido o trabalho.
  1. Professora Roberta Aparecida Anselmé Martins.
Turma 3A101
Número de alunos: 24(vinte e quatro)
A professora Roberta, retirou de um livro de literatura, a letra da música de Toquinho “O Mundo da Criança”. E, ensaiou os alunos a apresentarem a música em LIBRAS. A apresentação ocorreu na parte exterior da Escola e os alunos apresentaram a música de duas formas concomitantes: sonora e com sinais, foi muito rico esse momento.

  1. Professora Jussara Monteiro da Silva Rodrigues.
Turma P.AA.1
Número de alunos:
A professora Jussara, juntamente com os alunos se acomodaram na parte externa da escola(degraus de concreto), sentaram-se e duas alunas leram a estória “O Bebê”, livro esse da maleta “Magia de Ler”. O restante da turma, todos com a maleta, sentaram-se ao redor das alunas, ouvindo-as Ler e Contar a estória. Foi um sucesso, pois essa turma está sendo alfabetizada e já estão lendo estórias. Fascinante, fantástico.

  1. Professora Cláudia Monteiro Lourenço.
Turma GIII
Número de alunos:12(doze)
Gustavo pediu para contar estória dos “Três Porquinhos”, contou com bastante desenvoltura e as demais crianças ficaram atentas e ouviram com atenção.
O aluno José Ricardo contou a estória do “Lobo Mau” e aluna Letícia a da “Branca de Neve”.

  1. Professora Fátima Egito Brandão
Turma 1A102
Número de alunos: 17(dezessete)
Sob a coordenação e orientação da professora Fátima, a turma fez uma dramatização do livro da Biblioteca Volante da Prefeitura Municipal cujo título é “A Solidariedade”. O aluno Maique fez a leitura da estória, o restante da turma ia fazendo a dramatização. A estória falou de ajuda; desmaio, ajudar alguém quando está doente; ajudar o irmãozinho na tarefa de casa, estender a mão a quem precisa, (aluno dramatizou um cego).

  1. Professora Isabel Cristiane de Azevedo Nascimento
Turma 1A201
Número de alunos: 17(dezessete)
Sob a coordenação e orientação da professora Isabel Cristiane, os alunos em forma de círculo, efetuaram a leitura da estória “O Bebê em Forma de Gente”, a leitura foi em forma coletiva, onde cada aluno lia a sequencia da estória. O livro de estória faz parte da maleta “Magia de Ler”e a estória é de autoria de Ziraldo.

  1. Professora Maria da Penha Pacheco de Faria
Turma 2A101
Número de alunos: 19(dezenove)
Sob a coordenação e orientação da professora Maria da Penha, os alunos da turma realizaram a dramatização do livro “Muito Prazer Bebê” da maleta “Magia de Ler”, obra de Ziraldo. Um aluno ia lendo a estória e o restante da turma dramatizando cada gesto, carrinho, o bebê engatinhando faz xixi no colo do vovô, vai no colo da tia, chupa chupeta, monta nas costas do tio, a prima acaricia o bebê, a vida em família, o gato vai atrás do bebê. Concluiu a apresentação falando sobre a família.

  1. Professoras Arilene Alves Moreira e Regina Gomes Ramos Xavier
Turma 5A101
Número de alunos: 30(trinta)
Teatro de Fantoches
Sob a coordenação e orientação das professoras Arilene e Regina, os alunos apresentaram em sala de aula um teatro de fantoches, abordando questões voltadas para lendas. Um aluno ia lendo fatos empíricos, onde desencadeou lendas como: “A Mula Sem Cabeça”, “O Boi Tatá” (apresentada pela aluna Yasmim)e a estória do ovo, do pintinho que queria crescer, virou roqueiro, galo e casou com a galinha.
Mágicos: Joel e Hadassa
Mágica: aluno/professor – rei
“A Sopa de Pedra”: Edilene
Contar estória: “De grão em grão o sucesso vem de milhão”.
Estória: “Um menino igual a todo mundo”.


Por Cristiane Anselmé - Professora de Informática Educativa

Data: 05/10/2011


       Por: Marilza Scólforo Amâncio (Orientadora Pedagógica)

DICAS PARA ELEVAR A AUTOESTIMA
  • Seja Positivo – evite todo e qualquer pensamento negativo, cada vez que identificar um pensamento negativo substitua imediatamente por um positivo. Somente uma postura positiva e otimista é capaz de trazer bem-estar físico e mental.
  • Enfrente Suas Sombras – Reconheça seu lado ruim, negativo e faça uma análise do que deseja mudar em você, na sua vida e, procure melhorar. Comece mudando sua maneira de se tratar, sendo mais amoroso com você como seria com alguém que ama.
  • Evite As Comparações – ficar se comparando com quem quer que seja não o fará se sentir melhor, pois as pessoas são diferentes, possuem necessidades, desejos e históricos de vida diferentes.
  • Reconheça Seu Valor - perceba que seu valor enquanto pessoa não pode e nem deve ser baseado na maneira como foi tratado, ainda que isto tenha durado toda sua vida. Não permita mais ser desrespeitado ou ser maltratado, seja quem for.
  • Não Espere Que Os Outros Mudem Para Ser Mais Feliz – a mais importante mudança é aquela que acontece dentro de você!
  • Enfrente O Medo – é importante lidar e enfrentar o medo que as pessoas ou as situações provocam e compreender que a percepção de si mesmo está baseada na consequência de fatos que já passaram. Você não pode mudar seu passado, mas pode mudar seu presente.
  • Evite Relacionamentos Negativos e/ou Pessoas Críticas – receber críticas negativas é pior que não receber qualquer atenção. Se você convive com alguém que sempre te faz sentir sem valor algum, afaste-se dessa pessoa.
  • Identifique Suas Necessidades – o que você espera receber dos outros pode ser aquilo que não recebeu quando criança de seus pais. Não espere receber dos outros o que só você mesmo pode se dar.
  • Aprenda Com Os Erros E Com A Experiência Passada – mas, se punindo por ter errado, nem lamentando e muito menos se acomode nas situações. Mude o que deseja!
  • Valorize Sempre Suas Conquistas – pare de supervalorizar o que o outro tem ou faz e desvalorizar as próprias conquistas.
  • Invista Em Você – faça uma lista de coisas boas que pode fazer por você! E faça, todo dia, uma delas. Pode ser coisas simples como: dançar, ler, descansar, ouvir música, caminhar...
  • Quando Possível, Tenha Contato Com A Natureza – ande descalço na terra ou na areia para repor as energias.
                                                                    Por Louise Rangel - Professora de Informática Educativa



    Escola Municipal Nossa Senhora Aparecida.
    Projeto Inclusão Digital – Professora Cristiane Anselmé.

    Aos 14(quatorze) dias do mês de setembro de 2011 foi trabalhado no LI o conteúdo do Componente Curricular de Arte: “IMPRESSIONISMO” com a turma do 2º ano do ensino fundamental da professora Verônica.
    Foram utilizados programas de pintura (Paint e KolourPaint) com a figura da obra Mona Lisa de Leonardo da Vinci e apresentação de slides(PowerPoint) referente a artistas do Impressionismo e suas referentes obras.

    Obs.: A aula foi extremamente produtiva e com interação muito satisfatória do grupo.



    Escola Municipal Nossa Senhora Aparecida.
    Projeto de Inclusão Digital – Professora Cristiane Anselmé.

    Aos 22(vinte e dois) dias do mês de setembro de 2011 foi trabalhado no LI produção textual utilizando os programas de Processadores de textos (BrOffice.orgWriter e Word) com os alunos da turma do 3º ano do ensino fundamental da Professora Roberta sobre direitos e devers das crianças.


    Escola Municipal Nossa Senhora Aparecida.
    Projeto de Inclusão Digital – Professora Cristiane Anselmé.

    Aos 23(vinte e três) dias do mês de setembro de 2011 foi trabalhado no LI ferramentas de jogos matemáticos (TuxMath – adição, subtração e multiplicação) com o 2º ano do ensino fundamental da Professora Verônica.

    Obs.: A professora da referida turma foi substituída por mim(prof.ª Cristiane Anselmé)



    Escola Municipal Nossa Senhora Aparecida.
    Projeto de Inclusão Digital – Professora Cristiane Anselmé.

    Aos 26(vinte e seis) dias do mês de setembro de 2011 foi trabalhado no LI o Estatuto da Criança e do Adolescente com a Professora Louise e alunos das turmas do 9º e 8º Ano do Ensino Fundamental.
    Foram utilizadas as ferramentas de pesquisa na Internet para a realização de debates e questionário referentes a algumas questões inerentes ao ECA.
    Os alunos demonstraram interesse pelo assunto que se faz premente a todos nós, tanto enquanto educadores, educandos e comunidade escolar de modo geral.


    Escola Municipal Nossa Senhora Aparecida.
    Projeto de Inclusão Digital – Professora Cristiane Anselmé.

    Aos 28(vinte e oito) dias de setembro de 2011 foi trabalhado no LI o Projeto “Valores Que Geram Humanidade” utilizando dois vídeos motivacionais cujos links são, consecutivamente, http://www.youtube.com/watch?v=LbYgFi_lbic (A águia) e http://www.youtube.com/watch?v=9DstlHZfKcU (Homens de Honra) com Pessoal de Apoio desta UE.
    Foi extremamente gratificante porque todos puderam externar suas sensações e vivências pois trata-se de assuntos relacionados a auto-estima, preconceitos raciais, sociais e profissionais. Citaram exemplos cotidianos, reconhecendo a importância do bom exemplo, da garra para alcançarem suas metas de forma satisfatória.

    Escola Municipal Nossa Senhora Aparecida.
     Projeto de Inclusão Digital – Professora Cristiane Anselmé.

    Aos 29(vinte e nove) dias do mês de setembro de 2011 foi trabalhado no LI o programa de jogos matemáticos TuxMath utilizando ferramentas de multiplicação com a turma do 3º Ano do Ensino Fundamental da Professora Roberta.


    Escola Municipal Nossa Senhora Aparecida.
    Projeto de Inclusão Digital – Professora Cristiane Anselmé.

    Aos 06 (seis) dias do mês de outubro de 2011 foi trabalhado no LI o programa de jogos matemáticos TuxMath utilizando ferramentas de adição e subtração de 0 a 10 com a turma do 2º Ano do Ensino Fundamental da Professora Penha.
    O comportamento de modo geral foi satisfatório; porém, alguns demonstraram dificuldades na execução dos jogos.
    Também  foi trabalhado no LI os vídeos motivacionais “Homens de Honra” e “A Águia” com alunos do 9º Ano do Ensino Fundamental com a s professoras Cristiane e Louise. Ápos a exibição dos vídeos os alunos foram instigados a debaterem sobre os assuntos abordados e realizaram produções textuais excelentes trabalhando valores.