As
fundamentações pedagógicas para esta ação educativa são as Teorias Crítico
Social dos Conteúdos e a Escola Novista por entender que estas duas teorias se
preocupam em educar e formar o indivíduo para vida.
Os fundamentos de nossa linha
pedagógica orientam-se pelas seguintes concepções:
·
Didática: as ações desenvolvidas estão em
constante reflexão e avaliação para que novas práticas sejam desenvolvidas com
vistas à inovação da práxis educativa.
·
Sócio-histórica: considera o educando a partir de sua
história de vida, das experiências que já vivenciou.
·
Cognitiva: as ações pedagógicas visam ao
desenvolvimento de competências e habilidades essenciais para enfrentar os
desafios da vida.
·
Crítico-social dos conteúdos: aborda os conhecimentos na
perspectiva crítica, desvendando significados ocultos com vistas à formação de
verdadeiros cidadãos.
·
Sócio-interacionista: postula uma dialética das interações
com o outro e com o meio como desencadeador do desenvolvimento.
Os alunos co-participam das ações na
medida em que se situam no grupo e nele se integram de forma responsável como,
por exemplo:
Ø
Sentindo-se
acolhidos e seguros, os alunos poderão expor seus pontos de vista, exercitando
autoridade uns sobre os outros, com base no respeito mútuo e no despertar da consciência
do papel de cada um na formação e no desenvolvimento do grupo social.
Ø
adquirindo
a consciência de que a sua aprendizagem depende da sua ação produtora e que o
conhecimento é constituído no sei interior, fruto de seu esforço pessoal e
efetiva cooperação.
Ø
a
Escola assume uma visão mais humanística, tornando-se um lugar de prazer para o
aluno, um lugar onde é reconhecido com o pessoa, que tem direitos e deveres,
que tem muito para aprender e para ensinar.
Acreditamos que a Escola precisa ser
vista como um todo, onde todos são responsáveis pelo processo de
ensino-aprendizagem, portanto todos devem dar o máximo de si, bem como, expor
suas opiniões e sugestões a cerca dos trabalhos desenvolvidos.
Um indivíduo não tem instrumentos endógenos
para percorrer sozinho o desenvolvimento e o contato com os objetivos de
conhecimento não garante a aprendizagem, assim como a simples imersão em
ambientes informatizados e educativos não promove, necessariamente o
desenvolvimento balizado por metas culturalmente definidas. A intervenção
liberada dos membros mais maduros da cultura do aprendizado das crianças é
essencial ao seu processo de desenvolvimento (Oliveira, 200,p.15).
Assim, o trabalho desenvolvido em
nossa Escola baseia-se em metodologia de trabalho grupal, onde um aprova e
incentiva o outro, num processo de interação com o aprendizado. Temos procurado
cada ano ampliar nossa visão do processo de aquisição de conhecimento,
estudando, aperfeiçoando e buscando respostas para os pontos negativos que
ainda identificamos. Cada profissional tem a liberdade para agir e expor seus
pontos de vista, respeitando também as opiniões dos outros e as orientações das
esferas administrativas e pedagógicas da Escola. “A educação só é eficaz na
medida em que reconhece e respeita seu XXX suas possibilidades” (Costa, p.26).
(Extraído do PPP 2012 desta U.E)
Professora de Informática Educativa: Louise
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