Preceitos Pedagógicos

As fundamentações pedagógicas para esta ação educativa são as Teorias Crítico Social dos Conteúdos e a Escola Novista por entender que estas duas teorias se preocupam em educar e formar o indivíduo para vida.

            Os fundamentos de nossa linha pedagógica orientam-se pelas seguintes concepções:

·         Didática: as ações desenvolvidas estão em constante reflexão e avaliação para que novas práticas sejam desenvolvidas com vistas à inovação da práxis educativa.

·         Sócio-histórica: considera o educando a partir de sua história de vida, das experiências que já vivenciou.

·         Cognitiva: as ações pedagógicas visam ao desenvolvimento de competências e habilidades essenciais para enfrentar os desafios da vida.

·         Crítico-social dos conteúdos: aborda os conhecimentos na perspectiva crítica, desvendando significados ocultos com vistas à formação de verdadeiros cidadãos.

·         Sócio-interacionista: postula uma dialética das interações com o outro e com o meio como desencadeador do desenvolvimento.

Os alunos co-participam das ações na medida em que se situam no grupo e nele se integram de forma responsável como, por exemplo:

Ø  Sentindo-se acolhidos e seguros, os alunos poderão expor seus pontos de vista, exercitando autoridade uns sobre os outros, com base no respeito mútuo e no despertar da consciência do papel de cada um na formação e no desenvolvimento do grupo social.

Ø  adquirindo a consciência de que a sua aprendizagem depende da sua ação produtora e que o conhecimento é constituído no sei interior, fruto de seu esforço pessoal e efetiva cooperação.

Ø  a Escola assume uma visão mais humanística, tornando-se um lugar de prazer para o aluno, um lugar onde é reconhecido com o pessoa, que tem direitos e deveres, que tem muito para aprender e para ensinar.

Acreditamos que a Escola precisa ser vista como um todo, onde todos são responsáveis pelo processo de ensino-aprendizagem, portanto todos devem dar o máximo de si, bem como, expor suas opiniões e sugestões a cerca dos trabalhos desenvolvidos.

Um indivíduo não tem instrumentos endógenos para percorrer sozinho o desenvolvimento e o contato com os objetivos de conhecimento não garante a aprendizagem, assim como a simples imersão em ambientes informatizados e educativos não promove, necessariamente o desenvolvimento balizado por metas culturalmente definidas. A intervenção liberada dos membros mais maduros da cultura do aprendizado das crianças é essencial ao seu processo de desenvolvimento (Oliveira, 200,p.15).

Assim, o trabalho desenvolvido em nossa Escola baseia-se em metodologia de trabalho grupal, onde um aprova e incentiva o outro, num processo de interação com o aprendizado. Temos procurado cada ano ampliar nossa visão do processo de aquisição de conhecimento, estudando, aperfeiçoando e buscando respostas para os pontos negativos que ainda identificamos. Cada profissional tem a liberdade para agir e expor seus pontos de vista, respeitando também as opiniões dos outros e as orientações das esferas administrativas e pedagógicas da Escola. “A educação só é eficaz na medida em que reconhece e respeita seu XXX suas possibilidades” (Costa, p.26).

(Extraído do PPP 2012 desta U.E)
Professora de Informática Educativa: Louise

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