Projeto Pedagógico 2012

Por: Marilza Scolforo Amancio e Marghareth de Oliveira Nascimento     (Orientador Pedagógico)

Educar para a Paz: o diálogo com a diferença
1° e 2° Semestre de 2012

Objetivo Geral

Construir um ambiente de paz dentro das escolas, originando atitudes de respeito, colaboração e compreensão, entre alunos, professores e comunidade escolar; focando as diferenças, e os valores que fazem do universo escolar, um espaço múltiplo da formação de caráter e da personalidade do educando, que permite desenvolver uma cultura humana, com ações pautadas nos temas geradores de cada bimestre.



Objetivos específicos

·         Desenvolver uma cultura de paz na escola, por meio de ações interdisciplinares;

·         Discutir com os grupos de alunos, os valores fundamentais da formação do indivíduo e da convivência humana;

·         Criar espaços de participação que oportunize aos alunos tecerem opiniões, pareceres, críticas;

·         Enfatizar o importante papel que as diferentes culturas, religiões, ideias tiveram na construção da humanidade;

·         Identificar questões emergentes como o “bulling” a “violência escolar”, “as drogas”, o “desrespeito ao próximo” e outras, que estão presentes no espaço escolar;

·         Destacar os grandes líderes da Paz que lutaram por um mundo melhor e pela liberdade de todos os cidadãos;

·         Promover ações de solidariedade e fraternidade reveladoras de compaixão com nossos semelhantes.



Ações Sugeridas





·         Discussão de temas gerais ligados aos valores, à ética, moral, convivência, paz, direitos humanos, pluralidade religiosa, inclusão, saúde do corpo e da mente, violência, drogas, doenças sexualmente transmissível, meio ambiente, melhorias na educação, compromisso social, ações voltadas para a solidariedade e fraternidade, velhice, infância, juventude e muitos outros;

·         Trabalho com as diversas linguagens ligadas ao tema: música com letras voltadas para a Paz, obras de artes, anúncios, propaganda, textos, etc.;

·         Criação de grupos de pesquisa e debate para campanhas, coleta de dados, visitas e excursões;

·         Estabelecendo elos de participação entre os diversos setores da escola, através de convite para reuniões, eventos nos quais toda a escola possa participar;

·         Promovendo debates e palestras com convidados de variadas religiões para falar sobre temas como Paz, Violência, Drogas, etc.;

·         A criação de campanhas de solidariedade para atender grupos carentes ( ex: campanha do agasalho, gincana para arrecadar alimentos a serem distribuídos com famílias carentes da comunidade);

·         Atribuindo tarefas aos alunos que promovam o senso de responsabilidade e disciplina;

·         Promovendo semanas temáticas, como a Semana do “Perdão”, para que os próprios alunos superem divergências com os colegas e professores;

·         Ensinando, por meio de trabalho cotidiano, a importância do cultivo de gestos de gentileza, como “pedir licença”, “ceder lugar para quem necessita”, “agradecer sempre”, “ falar normalmente, sem gritar”, “jogar lixo na lixeira”, “limpar a sala” etc.

Temas Geradores:

1º Bimestre – Paz: semente da Convivência Humana

·         Somos diferentes na individualidade, mas iguais em humanidade;

·         “Todo mundo misturada”: a pluralidade como marca da vida em comunidade;

·         Viver em paz: ver o outro como parceiro, jamais como inimigo;

·         Juntos: somos sempre mais forte;

·       Escola da Paz: cenário de crianças e adolescentes felizes.

2º Bimestre – Paz: saúde e bem-estar

·         O corpo: o lugar da vida saudável;

·         Os cuidados básicos com o corpo: higiene, alimentação;

·         Os vícios que maltratam o corpo: o fumo, as drogas pesadas, os excessos sexuais causadores de doenças sexualmente transmissíveis;

·         A prevenção como caminho de saúde e bem-estar.

3º Bimestre – Paz: Tolerância como princípio da boa convivência

·         O papel do respeito às diferenças;

·         A tolerância com o outro, nosso eterno parceiro;

·         A compaixão, a solidariedade, a fraternidade, o perdão;

·         O combate aos preconceitos.

4º Bimestre – Paz: A escola como lugar de despertar talentos

·         Os valores essenciais como: o amor, a amizade, a sensibilidade, a felicidade;

·         Cada um tem um talento: o trabalho com a autoestima e as capacidades latentes;

·         Amar o outro como se ama a si mesmo;

Cronograma das Atividades



Período

Atividade




1º Bimestre

·         Trabalhando com a música O Dia do Bem de Rick e Renner;
·         Aplicando dinâmicas de grupo em sala de aula para discutir a diversidade tendo como apoio a obra de Simão Miranda Previna o Bullyng;
·         Trabalhando textos sobre a diversidade cultural e religiosa;
·         Apresentação dos trabalhos desenvolvidos pelas crianças durante a semana de aniversário da escola.







2º Bimestre


·         Pesquisa bibliográfica sobre Madre Tereza de Calcutá;
·         Exibição do Filme sobre a vida de Madre Tereza de Calcutá;
·         Trabalhando o tema do aborto a partir do poema de Madre Tereza de Calcutá;

·         Confecção de Mural com os trabalhos desenvolvidos à partir do tema gerador.




3º Bimestre

·         Discussão de textos com a equipe do pessoal de apoio;
·          Discussão de textos pertinentes ao projeto com os docentes;
·         Discussão de textos e realização de dinâmicas de grupo com o pessoal da secretaria da escola;
·         Realização de palestra sobre DST/AIDS para alunos;
·         Realização de palestra sobre DST/AIDS para pais,professores e demais funcionários da escola;



4º Bimestre

·         Trabalhar  a autoestima e as capacidades latentes dos membros da comunidade escolar realizando uma exposição de talentos;

·         Amigo X dos talentos ( cada pessoa deverá presentear o colega com o seu talento.





Projeto: Escola com Vida Integral

O Projeto Escola com Vida Integral atende os alunos em contra turno das turmas de 2º e 3º ano de escolaridade trabalhando com três modalidades: Leitura/Interpretação/Letramento; Canto, Conto e Encanto e Movimento.

 

Projeto Prole

Este Projeto é desenvolvido juntamente com as Orientadoras Pedagógicas e envolve a produção e interpretação de textos transformando a rotina de sala de aula em Momentos Específicos de Leitura e Escrita. O projeto atende alunos do 6º ao 9º ano em dois tempos de aula de produção de texto ensinando a produzir texto, pois o mesmo requer planejamento apurado das estratégias que devem ser empregadas e dos conteúdos afins.

Professora de Informatica Educativa: Louise

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