Educar
para a Paz: o diálogo com a diferença
1° e 2° Semestre de 2012
Objetivo
Geral
Construir
um ambiente de paz dentro das escolas, originando atitudes de respeito,
colaboração e compreensão, entre alunos, professores e comunidade escolar;
focando as diferenças, e os valores que fazem do universo escolar, um espaço
múltiplo da formação de caráter e da personalidade do educando, que permite
desenvolver uma cultura humana, com ações pautadas nos temas geradores de cada
bimestre.
Objetivos
específicos
·
Desenvolver uma cultura de paz na escola, por
meio de ações interdisciplinares;
·
Discutir com os grupos de alunos, os valores
fundamentais da formação do indivíduo e da convivência humana;
·
Criar espaços de participação que oportunize
aos alunos tecerem opiniões, pareceres, críticas;
·
Enfatizar o importante papel que as
diferentes culturas, religiões, ideias tiveram na construção da humanidade;
·
Identificar questões emergentes como o
“bulling” a “violência escolar”, “as drogas”, o “desrespeito ao próximo” e
outras, que estão presentes no espaço escolar;
·
Destacar os grandes líderes da Paz que lutaram
por um mundo melhor e pela liberdade de todos os cidadãos;
·
Promover ações de solidariedade e
fraternidade reveladoras de compaixão com nossos semelhantes.
Ações
Sugeridas
·
Discussão de temas gerais ligados aos
valores, à ética, moral, convivência, paz, direitos humanos, pluralidade
religiosa, inclusão, saúde do corpo e da mente, violência, drogas, doenças
sexualmente transmissível, meio ambiente, melhorias na educação, compromisso
social, ações voltadas para a solidariedade e fraternidade, velhice, infância,
juventude e muitos outros;
·
Trabalho com as diversas linguagens ligadas
ao tema: música com letras voltadas para a Paz, obras de artes, anúncios,
propaganda, textos, etc.;
·
Criação de grupos de pesquisa e debate para
campanhas, coleta de dados, visitas e excursões;
·
Estabelecendo elos de participação entre os
diversos setores da escola, através de convite para reuniões, eventos nos quais
toda a escola possa participar;
·
Promovendo debates e palestras com convidados
de variadas religiões para falar sobre temas como Paz, Violência, Drogas, etc.;
·
A criação de campanhas de solidariedade para
atender grupos carentes ( ex: campanha do agasalho, gincana para arrecadar
alimentos a serem distribuídos com famílias carentes da comunidade);
·
Atribuindo tarefas aos alunos que promovam o
senso de responsabilidade e disciplina;
·
Promovendo semanas temáticas, como a Semana
do “Perdão”, para que os próprios alunos superem divergências com os colegas e
professores;
·
Ensinando, por meio de trabalho cotidiano, a
importância do cultivo de gestos de gentileza, como “pedir licença”, “ceder
lugar para quem necessita”, “agradecer sempre”, “ falar normalmente, sem
gritar”, “jogar lixo na lixeira”, “limpar a sala” etc.
Temas
Geradores:
1º
Bimestre – Paz: semente da Convivência Humana
·
Somos diferentes na individualidade, mas
iguais em humanidade;
·
“Todo mundo misturada”: a pluralidade como
marca da vida em comunidade;
·
Viver em paz: ver o outro como parceiro,
jamais como inimigo;
·
Juntos: somos sempre mais forte;
· Escola
da Paz: cenário de crianças e adolescentes felizes.
2º
Bimestre – Paz: saúde e bem-estar
·
O corpo: o lugar da vida saudável;
·
Os cuidados básicos com o corpo: higiene,
alimentação;
·
Os vícios que maltratam o corpo: o fumo, as
drogas pesadas, os excessos sexuais causadores de doenças sexualmente
transmissíveis;
·
A prevenção como caminho de saúde e
bem-estar.
3º
Bimestre – Paz: Tolerância como princípio da boa convivência
·
O papel do respeito às diferenças;
·
A tolerância com o outro, nosso eterno
parceiro;
·
A compaixão, a solidariedade, a fraternidade,
o perdão;
·
O combate aos preconceitos.
4º
Bimestre – Paz: A escola como lugar de despertar talentos
·
Os valores essenciais como: o amor, a
amizade, a sensibilidade, a felicidade;
·
Cada um tem um talento: o trabalho com a
autoestima e as capacidades latentes;
·
Amar o outro como se ama a si mesmo;
Cronograma
das Atividades
Período
|
Atividade
|
1º Bimestre
|
·
Trabalhando com a música O Dia do Bem de Rick e Renner;
·
Aplicando dinâmicas de grupo em sala de aula para
discutir a diversidade tendo como apoio a obra de Simão Miranda Previna o Bullyng;
·
Trabalhando textos sobre a diversidade cultural e
religiosa;
·
Apresentação dos trabalhos desenvolvidos pelas crianças
durante a semana de aniversário da escola.
|
2º Bimestre
|
·
Pesquisa bibliográfica sobre Madre Tereza de Calcutá;
·
Exibição do Filme sobre a vida de Madre Tereza de
Calcutá;
·
Trabalhando o tema do aborto a partir do poema de Madre
Tereza de Calcutá;
·
Confecção de Mural com os trabalhos desenvolvidos à
partir do tema gerador.
|
3º Bimestre
|
·
Discussão de textos com a equipe do pessoal de apoio;
·
Discussão de
textos pertinentes ao projeto com os docentes;
·
Discussão de textos e realização de dinâmicas de grupo
com o pessoal da secretaria da escola;
·
Realização de palestra sobre DST/AIDS para alunos;
·
Realização de palestra sobre DST/AIDS para
pais,professores e demais funcionários da escola;
|
4º Bimestre
|
·
Trabalhar a
autoestima e as capacidades latentes dos membros da comunidade escolar
realizando uma exposição de talentos;
·
Amigo X dos talentos ( cada pessoa deverá presentear o
colega com o seu talento.
|
Projeto: Escola com Vida Integral
O Projeto
Escola com Vida Integral atende os alunos em contra turno das turmas de 2º e 3º
ano de escolaridade trabalhando com três modalidades: Leitura/Interpretação/Letramento;
Canto, Conto e Encanto e Movimento.
Projeto Prole
Este Projeto é desenvolvido juntamente
com as Orientadoras Pedagógicas e envolve a produção e interpretação de textos
transformando a rotina de sala de aula em Momentos Específicos de Leitura e
Escrita. O projeto atende alunos do 6º ao 9º ano em dois tempos de aula de
produção de texto ensinando a produzir texto, pois o mesmo requer planejamento
apurado das estratégias que devem ser empregadas e dos conteúdos afins.
Professora de Informatica Educativa: Louise
Nenhum comentário:
Postar um comentário