Preceitos Filosóficos


A Escola Municipal Nossa Senhora Aparecida tem como missão servir toda população com atendimento educacional de grande excelência de qualidade, promovendo e instrumentalizando o aluno através do desenvolvimento da lógica, do pensamento crítico, do respeito às diferenças para que sejam bem sucedidos no exercício da cidadania e da fraternidade, utilizando adequadamente os recursos tecnológicos do mundo moderno, mas priorizando acima de tudo o ser humano como autor da sua história.

            A educação tem um papel importante no processo de humanização do homem e de transformação social. Dessa forma, a evolução da educação está intrinsecamente ligada a evolução da sociedade. “Ninguém educa ninguém, ninguém educa a si mesmo, os homens se educam entre si, midiatizados pelo mundo.” (Paulo Freire).

            Assim, os objetivos de nosso trabalho se embasam nos princípios como:

·         Ética: trabalhar com elevado senso de compromisso, seriedade e respeito em todas as nossas ações.

·         Criatividade: apoiar a criatividade e a inovação individual, valorizando as ações empreendedoras, criativas e reflexivas.

·         Dedicação: trabalhar em equipe, com forte senso de comprometimento e dedicação.

·         Respeito: compreender que cada ser é único no universo, com limitações e qualidades próprias, bem como entender o que seja sociedade.

Como nos afirma Vygotsky “O conhecimento é construído na interação socialmente mediada entre o sujeito e o mundo”. E, portanto, a Escola precisa ser um espaço para além da individualidade.

Como finalidades primeiras para atingirmos os objetivos propostos, destacamos:

1.    Melhorar o processo de ensino-aprendizagem através de práticas dinâmicas e inovadoras.

2.    Fortalecer a interação Escola x Família x Comunidade.

3.    Trabalhar o resgate de valores humanos e sociais adormecidos na sociedade atual.

Acreditamos que:

O aluno é o responsável final da aprendizagem na medida em que constrói o seu conhecimento, atribuindo sentido e significado dos conteúdos do ensino, mas é o professor quem determina, com sua atuação, com seu ensino, que as atividades nas quais o aluno participa possibilitem um maior ou menor grau de amplitude e profundidade dos significados construídos e, sobretudo, quem assume a responsabilidade de orientar e midiatizar esta construção numa determinada direção (Coll, 2002, p. 156).

Como atividade regular, a gestão é articuladora dos meios para atingir fins desejados e definidos. Integrar adequadamente os meios para chegar os resultados esperados implica um conjunto de atividades devidamente articuladas e contextualizadas, de modo a assegurar a eficácia do ensino aprendizagem como de forma coletiva, articular a elaboração de projetos tendo como objetivos o resgate de alunos, aulas de reforço, enfatizar a recuperação paralela para que a construção de conhecimentos do aluno não seja fragmentada.

(Extraído e modificado do PPP 2012 desta U.E)
 Professora de Informática Educativa: Louise

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