quarta-feira, 14 de setembro de 2011

"Valores que Geram Humanidade" - 15 Minutos de Reflexão

Texto trabalhado em 14/09/2011: A caça ao Tesouro.


A caça ao tesouro

         Era um belo dia de outono. Jojô, um esquilinho esperto e ágil que vivia na cidade de Tamara acabara de receber um convite especial – participar da caça ao tesouro que ia acontecer na Festa das Folhas, na Floresta das Letras Mágicas, onde moravam seus primos.
         Jojô ficou todo feliz e rapidamente respondeu que aceitava o convite. Ele esperava ser o primeiro a encontrar o tesouro. Sabia que todos seus primos esquilos estariam lá e estava impaciente para revê-los e competir com eles.
         Quando chegou o dia tão esperado, Jojô se viu na linha da largada, ouvindo as instruções do esquilo-chefe. Depois disso, todos os esquilos correram para entrar nos caminhos da floresta.
         Infelizmente, logo na primeira etapa, Jojô se deu conta de que não era capaz de ler o painel-indicador das instruções, porque até então nunca tinha achado importante aprender a ler. Por mais que se esforçasse não conseguia entender nada.
         Jojô pensou consigo:
         “Não faz mal, vou encontrar o tesouro assim mesmo.”
         Acabou tomando a direção errada e se viu diante de um pântano, que não conseguiu atravessar. Ficou triste e chorou desanimado. De repente, apareceu na sua frente um duende vestido com muitas letras coloridas.
         O duende, que sabia de tudo o que estava acontecendo com Jojô, compreendeu o desapontamento de nosso amiguinho e lhe disse.
         - Eu conheço o segredo que pode levar você até o tesouro, mas antes é preciso que passe por algumas provas. Em primeiro lugar, deve reconhecer as letras que vou jogar para você. Depois é só voltar ao ponto de partida e ir colocando corretamente as minhas letras mágicas em cada painel. Desta forma vai descobrir as riquezas que vão levá-lo ao mais belo dos tesouros.
        Nosso amigo, que felizmente já conhecia o alfabeto e queria ganhar de qualquer maneira, apressou-se em seguir os conselhos do duende mágico e conseguiu encontrar o tesouro.
       Ele ficou muito contente, mas seu maior tesouro foi descobrir a importância de aprender a reconhecer o que significam as palavras e as frases.


TEMA ABORDADO: falta de interesse dos jovens em relação ao aprendizado escolar.
SITUAÇÃO DESEJADA: despertar nas crianças maior interesse pela leitura e estimular o gosto em aprender nos jovens e nos menos jovens. 

Por: Margareth de Oliveira Nascimento
Postado pelas Professora de Informática Educativa: Cristiane e Louise

Nenhum comentário:

Postar um comentário