Projeto Pegagógico 2013


PROJETO DE LEITURA
 

Ler é descobrir o mundo sob os olhos da emoção.
 
 
OBJETIVO GERAL:
 
            Promover a leitura e a escrita na sala de aula, a partir do trabalho pedagógico com os mais diversos gêneros literários e textuais, levando os alunos a descoberta do prazer de ler, registrar suas ideias e, assim, construir novos saberes e valores.
 
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
 
ü  Conhecer autores nacionais que fazem literatura para crianças e adolescentes;
ü  Ampliar a fluência na leitura, trabalhando a oralidade e, com ela, a entonação, a pronúncia, o ritmo dado às palavras;
ü  Usar a imaginação e criar histórias, registrar os resultados e assim, formar autores;
ü  Amoldar leitores capazes de interpretar e compreender diversos tipos de textos;
ü  Possibilitar que, através da leitura e da escrita, as crianças possam se tornar cidadãos críticos e cônscios de seu papel social.
AÇÕES
 
ü  Trabalhar a Língua, intercalando os diversos gêneros: prosa, poesia, contos, crônicas, tirinhas, letras de música, receitas, anúncios, fábulas, propaganda, bilhetes, e-mail, etc.:
ü  Incentivar o hábito de leitura nos alunos visitando, pesquisando a biblioteca escolar; reconhecendo a importância da mesma e dos funcionários que ali trabalham;
ü  Estimular o aluno a buscar diferentes gêneros e autores privilegiando a prática da leitura a fim de desenvolver a escrita;
ü  Ampliar o vocabulário e melhorar o conhecimento ortográfico através da produção textual;
ü  Fomentar a interação dos alunos com os recursos da era digital, pois quanto mais contato com suporte diferente de leituras melhor;
ü  Desenvolver o hábito de leitura proporcionando: a hora do conto, concurso de poesias e redação, jogral, dramatizações e pesquisa de frases que incentivem a leitura, tornando-os cidadãos críticos e participativos na sociedade;
ü  Conhecer a vida e algumas obras de Vinícius de Moraes.
ü  Dramatização de músicas e poesias de Vinícius de Moraes;
ü  Trabalhando com caricaturas,
ü  Recital de poesias;
ü  Confecção de murais,
ü  Instigar a curiosidade dos alunos e abrir espaço permanente para seus posicionamentos;
ü  Confeccionar livros com as produções de histórias lidas;
ü  Culminância do projeto com exposição e apresentação dos trabalhos.
RECURSOS
ü  Humanos – todos os professores, coordenadores e gestores envolvidos com o trabalho pedagógico da escola;
ü  Materiais – os que estiverem disponíveis na escola como: livros de acervo, papel, caderno, lápis, lápis de cor, pincel  hidrocor, papéis diversos, etc.
 
 TEMPO DE DURAÇÃO:
ü  Trata-se de um projeto a ser trabalhado ao longo do ano letivo;
CRONOGRAMA DAS AÇÕES 1º SEMESTRE
MESES
TURMAS
AÇÕES
Março
1º ao 5º Ano Escolaridade
Apresentação do projeto aos Professores
Abril
1º ao 5º Ano Escolaridade
 
Definindo Ações do projeto
Maio/ Junho/Julho
1º ao 5º Ano Escolaridade
Desenvolvendo as ações do projeto por meio de diversas atividades
Julho
1º ao 5º Ano Escolaridade
Culminância do Projeto (apresentações dos trabalhos realizados)
Por: Valneia Werneck Barros de Almeida
Professora de Informática Educativa: Louise Rangel Roeles
 
 
 
 

 
 
 
 
           

 
 
 
 
 
 

 
 

 


 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário