PROJETO DE LEITURA
Ler é
descobrir o mundo sob os olhos da emoção.
OBJETIVO GERAL:
Promover
a leitura e a escrita na sala de aula, a partir do trabalho pedagógico com os
mais diversos gêneros literários e textuais, levando os alunos a descoberta do
prazer de ler, registrar suas ideias e, assim, construir novos saberes e
valores.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
ü
Conhecer autores nacionais que fazem literatura
para crianças e adolescentes;
ü
Ampliar a fluência na leitura, trabalhando a
oralidade e, com ela, a entonação, a pronúncia, o ritmo dado às palavras;
ü
Usar a imaginação e criar histórias, registrar
os resultados e assim, formar autores;
ü
Amoldar leitores capazes de interpretar e
compreender diversos tipos de textos;
ü
Possibilitar que, através da leitura e da
escrita, as crianças possam se tornar cidadãos críticos e cônscios de seu papel
social.
AÇÕES
ü Trabalhar
a Língua, intercalando os diversos gêneros: prosa, poesia, contos, crônicas,
tirinhas, letras de música, receitas, anúncios, fábulas, propaganda, bilhetes,
e-mail, etc.:
ü Incentivar
o hábito de leitura nos alunos visitando, pesquisando a biblioteca escolar;
reconhecendo a importância da mesma e dos funcionários que ali trabalham;
ü Estimular
o aluno a buscar diferentes gêneros e autores privilegiando a prática da
leitura a fim de desenvolver a escrita;
ü Ampliar
o vocabulário e melhorar o conhecimento ortográfico através da produção
textual;
ü Fomentar
a interação dos alunos com os recursos da era digital, pois quanto mais contato
com suporte diferente de leituras melhor;
ü Desenvolver
o hábito de leitura proporcionando: a hora do conto, concurso de poesias e
redação, jogral, dramatizações e pesquisa de frases que incentivem a leitura,
tornando-os cidadãos críticos e participativos na sociedade;
ü Conhecer
a vida e algumas obras de Vinícius de Moraes.
ü Dramatização
de músicas e poesias de Vinícius de Moraes;
ü Trabalhando
com caricaturas,
ü Recital
de poesias;
ü Confecção
de murais,
ü Instigar
a curiosidade dos alunos e abrir espaço permanente para seus posicionamentos;
ü Confeccionar
livros com as produções de histórias lidas;
ü Culminância
do projeto com exposição e apresentação dos trabalhos.
RECURSOS
ü Humanos
– todos os professores, coordenadores e gestores envolvidos com o trabalho
pedagógico da escola;
ü Materiais
– os que estiverem disponíveis na escola como: livros de acervo, papel,
caderno, lápis, lápis de cor, pincel hidrocor, papéis diversos, etc.
TEMPO DE DURAÇÃO:
ü Trata-se
de um projeto a ser trabalhado ao longo do ano letivo;
CRONOGRAMA DAS
AÇÕES 1º SEMESTRE
MESES
|
TURMAS
|
AÇÕES
|
Março
|
1º ao 5º Ano Escolaridade
|
Apresentação do projeto aos Professores
|
Abril
|
1º ao 5º Ano Escolaridade
|
Definindo Ações do projeto
|
Maio/ Junho/Julho
|
1º ao 5º Ano Escolaridade
|
Desenvolvendo as ações do projeto por meio de diversas atividades
|
Julho
|
1º ao 5º Ano Escolaridade
|
Culminância do Projeto (apresentações dos trabalhos realizados)
|
Por: Valneia Werneck Barros de Almeida
Professora de Informática Educativa: Louise Rangel Roeles
Professora de Informática Educativa: Louise Rangel Roeles
Nenhum comentário:
Postar um comentário