quarta-feira, 9 de outubro de 2013

Semana da Criança com filme Escritores da Liberdade (Professoras: Joaquina e Márcia - 3° Ano) em 08/10/2013

            Segundo Roberta Laísa Dantas de Sousa em    em 08/10/2013, o filme expõe, de forma alarmante, temas dentro da estrutura educacional e social, em que as "políticas" de democratização ao acesso a educação ocorre de maneira a suscitar desigualdades e injustiças. A situação fica clara quando o sistema separa os discentes inteligentes dos considerados como  problemáticos, sem analisar o verdadeiro potencial do aluno.  
            Por trás de toda esta problemática observam-se pontos culminantes como:
- Desigualdades nas classes sociais;
- Racismo;
- Desemprego;
- Desestrutura familiar;
- Intolerância ao que é diferente;
- Políticas Públicas sem função de fato;
- Exclusão Social;
- Políticas geradoras de sujeitos apenas com a capacidade funcional.
            A solução para os problemas em questão é uma professora novata, a mesma tem papel claro e conciso em relação á aprendizagem. Em sua visão o ensino aprendizagem propõem mostrar que a realidade do aluno, as suas experiências familiares e sociais são levadas em consideração no processo de ensino aprendizagem, o seu potencial de alguma forma tem valor, a sua capacidade de criação é imprescindível para sua transformação. Fica claro o papel do professor como mediador do saber e do conhecimento; como o ato de ensinar sendo uma aventura criadora, onde cada aluno vai descobrir o seu ato de criação. O mato de criação deverá ter um espaço privilegiado em sala de aula, já que fomenta a participação e consequentemente a exploração da criticidade, tudo isto precisa passar pela vontade do professor em permitir a construção de um espaço democrático.
              Dentro da nossa realidade brasileira temos um grande potencial e principalmente um defensor da política de democratização do ensino de fato, Paulo Freire, que é defensor de um ensino aprendizagem libertador, uma aprendizagem em que o discente poderá falar, mostrar suas opiniões e ser ouvido, ao final ser capaz de mudar sua realidade. O conhecimento não é algo intrínseco só do professor, com certeza, advêm também do aluno, pode até não ser um conhecimento tão lapidado, porém de grande valia. o processo de ensino-aprendizagem é uma via de mão dupla, tanto para o professor quanto para o aluno, pois ora o professor ensina e ora ele passa a ser aprendiz É ingênuo acreditar que o aluno é uma "tábua rasa".
                 Em relação ao tema do filme me fez lembrar outros títulos também dentro desta linha de raciocínio como: O substituto, Ao mestre com carinho, Meu mestre minha vida, Mentes Perigosas, Um novo homem e Sociedade dos poetas mortos.

Professora de Informática Educativa: Louise Rangel Roeles
  

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