terça-feira, 8 de outubro de 2013

Planejamento 03/11/2013 (Quinta-feira) - 1° Segmento

Objetivos:
Apresentação do Projeto da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte (Wilson Batista: Um compositor campista no cenário da boemia carioca.) que deverá ser desenvolvido pela Escola;
Elaboração de atividades, brincadeiras e outros para Semana da Criança.



Temas

01 – Centenário de Wilson Batista: um compositor campista na boemia carioca.
02 – Um compositor campista: Wilson Batista no seu centenário.
03 – Wilson Batista: um compositor no cenário da década de 40.
04 – Dos boleros às marchinhas de carnaval: Wilson Batista, um compositor do seu tempo.
05 – Da malandragem ao estrelato: a história de Wilson Batista.
06 - A música e o talento do compositor Wilson Batista.
07 – Cantando a boemia dos anos 40. Tributo a Wilson Batista.
08 – O centenário de Wilson Batista: um compositor campista de sucesso.


Ações:

·         Trabalhar com os alunos o contexto das décadas de 30 e 40, com características do ambiente da época, com ênfase na Lapa, reduto da boemia carioca;
·         Discutir compositores, como Noel Rosa, com respaldo de suas composições, que foram parceiros de Wilson Batista e até mesmo adversários em algumas polêmicas;
·         Escolher algumas músicas para mostrar a mentalidade da época, fazendo contraponto como momento contemporâneo;
·         Discutir com base na música “Emilia”, como as mulheres eram vistas nos anos 40 e como elas são vistas hoje, pois a letra da música ressalta o machismo;
·         Traçar o perfil do “malandro”, apontando as críticas ao contemporâneo sempre com base na música;
·         Utilizar outras linguagens, como as artes cênicas, a música, a dança, através das músicas de Wilson Batista;
·         Trabalhar as marchinhas de carnaval do autor, contextualizando-as;

·         Pesquisar músicas, biografia e outras curiosidades, na sala de informática.
Objetivos:

·         Geral – Apresentar às crianças e aos adolescentes, um campista que alcançou o sucesso como compositor nos anos 40, do século XX.
·         Específicos – Analisar a obra de Wilson Batista a partir do cenário da época em que viveu e fez a sua obra.
·         Comparar a mentalidade dos anos 30 e 40 com o mundo Atual.
·         Reconhecer o valor das composições de Wilson Batista para a música Popular Brasileira.

Professora de Informática Educativa: Louise Rangel Roeles


Nenhum comentário:

Postar um comentário