quinta-feira, 18 de abril de 2013

Teatro em Comemoração ao dia de Monteiro Lobato


DONA BENTA

Dona Benta Encerrabodes de Oliveira, nome da vó de Pedrinho e Narizinho, dona do Sítio do Picapau Amarelo. Dona Benta é uma expert em geografia, adora contar história para seus netos, que com muita atenção e imaginação ouvem maravilhados.


Pra falar de Dona Benta
Vou abrir meu coração.
Essa turma ela aguenta
Ela os ama de paixão...


NARIZINHO
Narizinho é o apelido carinhoso de Lúcia, neta de Dona Benta. O motivo do apelido foi seu nariz arrebitado. Narizinho ao contrário de Pedrinho, seu primo, morava com Dona Benta no sítio. Já Pedrinho só aparecia no sítio nas férias, dia que Emília contava nos dedos para que chegasse logo, pois a presença de Pedrinho é sinônimo de muitas aventuras.


Lúcia tinha um apelido bonitinho
por causa do seu nariz arrebitado.
Chamavam-na de narizinho.
Vivia um sonho encantado...


PEDRINHO



Pedrinho é o Neto querido de Dona Benta e o primo querido de Narizinho. Menino educado na cidade tem um grande coração. Destemido, Pedrinho adora passar as férias no sítio, onde vive grandes aventuras na terra do faz de conta, embaladas pelas histórias contadas por Dona Benta, que são sempre regadas com os quitutes de Tia Nastácia.


Louco por histórias
Ouvia todas e nem piscava.
Suas caçadas eram glórias
Nunca perdia só ganhava...


TIA NASTÁCIA



Trabalha no sítio da Dona Benta e ajuda a criar Pedrinho e Narizinho, foi também a criadora da irreverente e tagarela boneca Emília. Tia Nastácia é uma espécie de faz de tudo, quituteira de mão cheia, seus bolinhos e rosquinhas de polvilhos são delícias saboreadas pela família e amigos. Além de cuidar dos afazeres domésticos, também é uma excelente contadora de 'causos'.


Era cozinheira
Estava sempre atarefada
De Dona Benta companheira
Adoçava a vida da molecada.



EMÍLIA


Emília a boneca de pano, traquina e irreverente, criada por Tia Anastácia,tem os olhos de retróis preto e sombrancelhas levantadas. Foi Doutor Caramujo que inventou a pílula da fala fazendo com que a boneca virasse uma matraca. Metida a filósofa, Emília acredita que "A verdade é uma espécie de mentira bem pregada das que ninguém desconfia".


Era uma boneca sabida
Gostava de inventar
Era alegre e desinibida
Vivia a brincar.



TIO BARNABÉ

Tio Barnabé é um caboclo da roça que mora em uma das propriedades do sítio e ajuda Dona Benta cuidando das mais variadas tarefas. Tio Barnabé tem uma grande afeição por Pedrinho, adora um cachimbo e é um sábio no que diz respeito aos segredos da floresta, do folclore e as superstições, tanto que foi ele quem ensinou Pedrinho a prender o Saci na garrafa.


Você já ouviu as histórias do Tio Barnabé?
Ele sabia tudo de assombração
Suas histórias não tinham verdades
Mas assustavam de montão!



VISCONDE DE SABUGOSA


Um boneco feito de sabugo de milho, com cartola na cabeça e um sinal de coroa na testa. O verdadeiro sábio do sítio que de tanto estudar, um dia, quase morreu empanturrado de álgebra. Seu passatempo é ensinar geografia e geologia para a turminha do sítio. Foi o Visconde que ajudou a descobrir petróleo nas terras do sítio.


Visconde lia muito todo dia
Ele era muito prosa
De tudo ele sabia.




CUCA
Cuca, uma bruxa velha com cara de jacaré e garras nos dedos. Cuca mora em uma caverna e adora fazer magias e encantos. Essa bruxa nunca dorme, ou melhor, dorme uma noite a cada sete anos e quando fica brava, urra de raiva e seus gritos são ouvidos a distância.


Ai!!! Que medo!!!
A todos vivia assustando.
Quem visse logo cedo
Passava o dia todo chorando.



SACI


Saci é um negrinho de uma perna só, muito peralta que apronta todas as travessuras
possíveis no sítio, desde assustar animais no pasto, até assombrar Tia Nastácia.

Um dia Pedrinho, orientado por um caboclo, aprendeu que com uma peneira e uma garrafa consegueria prender o Saci, e assim o fez. Com o passar do tempo Pedrinho ficou amigo do Saci, que lhe ensina muitos segredos da floresta, e o solta. Grandes aventuras são vividas no sítio por conta dessa amizade.


Moleque travesso
No Sítio a aprontar.
Virava tudo pelo avesso
Mudava tudo de lugar...


O texto foi produzido pela Professora Isabel Cristiane Beja Azevedo do Nascimento.
A narração foi realizada pela Professora Isabel Cristiane Beja Azevedo do Nascimento.
A apresentação dos personagens foi realizada pelas Professoras Josiane Bernardes Lopes Werneck e Sandra Elisia Werneck dos Santos Rodrigues Alves.  
A Confecção dos personagens para apresentação foi realizada pela Professora Josiane Bernardes Lopes Werneck.  




Professora de Informática Educativa: Louise Rangel Roeles

Nenhum comentário:

Postar um comentário