segunda-feira, 10 de setembro de 2012

HISTÓRICO
7 DE SETEMBRO – INDEPENDÊNCIA DO BRASIL


ESCOLA MUNICIPAL NOSSA SENHORA APARECIDA

A Escola Municipal Nossa Senhora Aparecida foi acolhida pela PMCG no ano de 1995, anteriormente intitulada Colégio Cenecista Nossa Senhora Aparecida e pertencia às Escolas da Comunidade.
Com o quantitativo de um Diretor, um vice-diretor, uma secretária,dois auxiliares de secretaria, dois pedagogos, professores,auxiliares de serviços gerais, cozinheiros, instrutor de Banda,coreógrafo, zeladores e porteiro, todos voltados para a qualidade do ensino, buscando parcerias diversas, especialmente com as famílias. Com 314 alunos matriculados, a Escola Municipal Nossa Senhora Aparecida atende desde a Educação Infantil ao 9º ano de esclaridade do Ensino Fundamental desenvolvendo vários projetos, dentre eles o Projeto da Paz, que hoje está sendo apresentado e demais programas, como o do Alfa e Beto, objetivando a adequação entre idade e série, bastante eficaz, sobretudo na aprendizagem dos educandos onde todos estão envolvidos no processo ensino-aprendizagem: aluno, professores, direção, coordenação, secretaria. Com o IDEB em crescimento em relação ao ano de 2009, tivemos 2% de crescimento e a Escola está realizando ajustes para chegar à média pré-estabelecida do MEC.

1ª FAIXA: “Educar para a paz, exercício de cidadania”

Cabe à Escola e às Famílias trabalharem valores positivos da convivência humana, valorizando aspectos individuais e coletivos apontando para um ensino que esteja em sintonia com a vida, o compromisso com a verdade, a ética, o respeito ao outro, seja ele o professor, o gestor, o colega, o funcionário de serviços gerais, as pessoas de convívio cotidiano.

2ª FAIXA: “Não existe um caminho para a Paz, a Paz é o caminho.” (Mahatma Gandhi)

A paz é fruto do equilíbrio psicológico, do respeito e do reconhecimento de que todos devem ter vez e voz em condição de igualdade.

3ª FAIXA: “Paz: Saúde e Bem Estar”

A sociedade como espaço da formação do ser humano, tem como compromisso as vivências integradas dos sujeitos sociais, oferecendo diversas oportunidades para formar cidadãos éticos, valor maior dos sujeitos sociais que conduzem suas ações voltadas para a Paz, o Respeito, o Bem-estar e a Felicidade.
            Sob o ponto de vista legal, a Escola juntamente com a Família e o Estado são as instituições responsáveis por cuidar dos pequenos e grandes cidadãos em etapa escolar. (LDB, 1996).

PASTORAL DA SAÚDE
É a ação evangelizadora de todo o Povo de Deus comprometido em PROMOVER, PRESERVAR, DEFENDER, CUIDAR e CELEBRAR a vida, valorizando o conhecimento, sabedoria e religiosidade popular em relação à saúde, trabalhando em parceria com a escola e a comunidade objetivando o bem estar comum.


4ª FAIXA: “A tolerância pode também ser socialmente aprendida se socialmente ensinada”. (Chrispino e Chrispino)

A implantação da Educação para a Paz nas escolas, igrejas, famílias e demais instituições é capaz de oferecer uma Educação que valorize a vida, a gentileza, os vínculos de afeto, a compaixão, a solidariedade; e, sobretudo a tolerância com os diferentes.

5ª FAIXA: “Educação para a convivência pacífica”

A paz é um exercício permanente de mediação, esta categoria metodológica que faz de cada ser humano uma pessoa que alcance novas dimensões. Na nossa sociedade, nos últimos 30 anos um novo ideal de prazer pessoal se desenvolveu, pouco a pouco, com ações culturais visando o bem-estar e elevando a autoestima, estimulando, descobrindo e valorizando a melhor idade.

6ª FAIXA: “Meu caminho pode não ser o teu caminho, contudo, juntos marchamos de mãos dadas”.



Um projeto de Educação, que tenha a Paz como eixo de suas ações deve ser humanizado, coletivo, participativo; que prepare crianças e jovens para uma convivência harmônica e feliz com todos os que rodeiam: FAMÍLIA, COMUNIDADES e SISTEMAS INSTITUCIONAIS.


Agradecimentos:

À Secretaria Municipal de Educação

Aos professores e funcionários

Aos pais e/ou responsáveis

Às pastorais da Igreja

Aos alunos

À Associação de Moradores

Ao comércio local e vizinho

Ao Clube da 3ª Idade

E a todos que colaboraram direta ou indiretamente para este evento.


 Por: Gestores: Édna de Oliveira Rangel Nunes (Diretora) e Edméa Gomes da Silva Pereira (Vice diretora) em 06/09/2012.













Professora de Informática Educativa: Louise Rangel Roeles

Nenhum comentário:

Postar um comentário